top of page
  • Foto do escritorAo Redor - Cultura e Arte

Última semana da Exposição "Poéticas do Espaço" de Umberto Nigi

A Exposição "Poéticas do Espaço" de Umberto Nigi está em cartaz no Centro Cultural Correios RJ até o próximo domingo, 24 de outubro.
Tela de Umberto Nigi

O artista italiano Umberto Nigi apresenta 42 telas, 11 esculturas de madeira reciclada e 9 cartas Fabriano na exposição "Poéticas do Espaço". Segundo o release da exposição, todos os trabalhos são construídos com "técnicas mistas e acrílicas com colagens de telas de juta, caracterizadas por cores fortes, que misturam pretos, marrons, tons terrosos, vermelhos, amarelos, laranjas, azuis e verdes, provocando explosões visuais de efeito único."


O artista se interessou pela textura da juta e pela possibilidade de relevos que o material poderia criar ao observar sacos de café, em Roma, com dizeres "Café do Brasil". Surpreso ao saber que o material seria jogado fora, resolveu recolher a juta para trabalhar em suas telas.


As viagens do artista pelo mundo, as tradições da sua terra natal e a diversidade do Brasil contribuíram na construção da identidade de sua obra, agora à disposição do público até 24 de outubro de 2021 no Rio de Janeiro. A exposição foi realizada pelo Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, com curadoria de Edson Cardoso (Ava Galleria) e Cota Azevedo, com apoio comercial de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez (Tartaglia Arte).


Sobre Umberto Nigi

Umberto Nigi nasceu na Toscana, Itália. Ainda criança mudou-se com a família para Livorno, berço do pintor Modigliani e do compositor Pietro Mascagni, onde começou a se interessar por pintura, passando a frequentar o ateliê de artistas locais. Em 1964 foi a Paris pela primeira vez, atraído pela pintura impressionista, e se encantou pelas obras de Vincent Van Gogh. Conheceu o Brasil em 1998. Em 2002, mudou-se para Belo Horizonte, onde reside até hoje. Nesse ínterim, esteve em Nova Iorque, Turim, Milão, Florença, Egito, África do Sul e na antiga Iugoslávia, onde participou de várias exposições, sendo considerado um cidadão do mundo. Todas essas experiências influenciaram na diversidade e cores de seus trabalhos.


Serviço

Título: Poéticas do Espaço

Artista: Umberto Nigi

Local: Centro Cultural Correios RJ - Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - RJ

Data: 10 de setembro a 24 de outubro de 2021

Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h

Censura Livre

Entrada gratuita

Lotação sujeita às regras de distanciamento e saúde da OMS. Uso de máscara obrigatório.

Acessibilidade.

Realização: Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro

Curadoria: Edson Cardoso e Cota Azevedo

Suporte: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez (responsáveis pela venda das obras - tartagliaarte.org)

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @_paula_r_soares

Apoio: AVA Galleria, Arte Vida Arte, Alavancart, Consolato Generale d’Italia-Rio de Janeiro, Tartaglia Arte, Free Ports, Centro Cultural Correios, Ministério das Comunicações, Pátria Amada Brasil


 

Invista no talento de seus filhos com um curso super divertido e focado na prática.

bottom of page