top of page
  • Foto do escritorAo Redor - Cultura e Arte

Waldemar Henrique, o compositor do folclore brasileiro

Waldemar Henrique da Costa Pereira nasceu em 1905, filho de descendentes de portugueses e índios e, depois de perder a mãe muito cedo, foi com o pai para Portugal. Em 1918, aos 13 anos, retornou ao Brasil. Em Belém, devido à forte oposição familiar, começou a estudar música clandestinamente. Estudou solfejo, piano, violino, harmonia, composição e canto. Nessa época, viajou pelo interior da Amazônia, entrando em contato com os elementos da cultura e do folclore amazônicos que seriam mais tarde característicos de sua obra musical.

Waldemar Henrique estudou no Conservatório Carlos Gomes, em 1929. Nessa época, seu pai insistiu, mais uma vez, que se desviasse de sua vocação, empregando-o num banco. O compositor se mudou para o Rio de Janeiro em 1933, onde estuda piano, composição, orquestração e regência com importantes nomes da música como Barroso Neto e Lorenzo Fernandez.


Os principais tema de suas obras são o folclore amazônico, indígena, nordestino e afro-brasileiro. Sua maior atuação aconteceu nas rádios, teatros e cassinos do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, tendo excursionado por todo o Brasil e, também, por países da América do Sul e da Europa acompanhado por sua irmã, a cantora Mara Costa Pereira, conhecida como Mara Henrique Ferraz. Apesar da sedimentação de sua carreira, seu primeiro disco foi gravado somente em 1956, com interpretação vocal de Jorge Fernandes. Waldemar Henrique foi autor da primeira versão musical de "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto, de 1958, poema dramático premiado pelo Jornal do Comércio.

Por mais de 10 anos, o compositor dirigiu o Teatro da Paz, de Belém do Pará. Ele também trabalhou no Departamento de Cultura e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 1981 foi eleito para a Academia Brasileira de Música. No dia 28 de março de 1995, vítima de câncer, faleceu aos 90 anos de idade o compositor de mais de 120 canções. Algumas de suas músicas ganharam diversas versões por músicos eruditos e populares como o Uirapuru disponível no link abaixo na voz de Maria Helena Coelho Cardoso, tendo o próprio Waldemar Henrique ao piano.



Agradecimento ao Trio Terrae Mundi pelo artigo cedido.

bottom of page