top of page
  • Foto do escritorAngelo Tribuzy

A Origem da Música

Atualizado: 24 de jan. de 2022

Se preferir, escute aqui a versão em podcast.

Image via the The Archaeology News Network

Os primeiros vestígios do que se poderia chamar de música, não como arte, mas como um meio de comunicação expressado pelo som, ligado à fala e à dança, apareceram num desenho rupestre há 60.000 anos na Tanzânia, provavelmente para imitar os ritos instintivos dos animais: rito de caça, rito de acasalamento e rito de saudação da natureza, o primeiro rito religioso.


Tendo como seu primeiro instrumento o próprio corpo, o homem aprendeu a fazer sons ritmados, percussivos, mas pouco melódicos, uma vez que a melodia cantada era derivada da fala. Na língua primitiva, por esta ser monossilábica, havia entonações de graves, médios e agudos para enriquecer os verbetes de um curto dicionário. Essa fala cantada inspirou a criação dos tambores falantes da África e dos mantras do Sama Veda, considerados os textos mais antigos da humanidade, que são recitados dentro de uma melodia rigorosa, na qual se entoam apenas graves, médios e agudos, tendo vogais que devem ser prolongadas ou não. A fala primitiva evoluiu acompanhada dessa expressão sonora que veio a ser a música alguns milênios depois.

Até hoje encontramos traços dessa música primitiva. Estão nos rituais xamânicos para chamar a chuva, promover uma boa colheita, trazer a cura ao doente ou contatar com o mundo invisível. Transmitidos oralmente, antes de haver a escrita, influenciaram a música folclórica de todo o mundo.


A voz foi o primeiro instrumento musical, produzindo melodias perto da fala, juntamente com sons guturais, estalos com a língua ou lábios e assobios. Depois, surgiram os instrumentos de percussão com troncos, conchas e ossos, mas foi a flauta, ou um tipo de instrumento de sopro parecido com a flauta, o primeiro instrumento musical a produzir um som semelhante ao som da fala humana. Esse primeiro instrumento musical, feito de osso de abutre ou de mamute, e fabricado há mais de 42.000 AC, foi encontrado em uma caverna na Alemanha.


Da pré-história até hoje, a música, uma criação do homem, evoluiu acompanhando as sociedades humanas, junto à religião, ao trabalho, ao lazer e às festas populares, e continuará assim, deixando seus rastros, para fazer sempre parte da história da humanidade.


Inscreva-se para receber notificações de novos artigos como esse!


Conheça nossa GALERIA DE CURSOS relacionados às artes:



1 comentário
bottom of page