top of page
  • Foto do escritorAo Redor - Cultura e Arte

Exposição no Centro Cultural Correios Niterói

Atualizado: 17 de jun. de 2023

Espaço Cultural Correios Niterói recebe exposição da artista Isabella Cesar. A exposição estará aberta ao público até o dia 27 de julho.

A exposição “Gestualidade” apresenta trabalhos da artista Isabella Cesar. Suas obras, inspiradas na rusticidade de paredes antigas, exploram o contraste de pinceladas rústicas com a delicadeza do linho. A exposição, que tem a curadoria de Edson Cardoso, conta com vinte telas em tinta acrílica sobre linho em formatos variados.


Destaca-se na proposta, a possibilidade de interação do público com a obra de arte, já que seis dos trabalhos apresentados estarão em processo de construção, abertos à intervenção do público. Os visitantes poderão desenhar, rabiscar ou escrever com pedaços de carvão disponibilizados ao público. Essas obras serão posteriormente finalizadas pela artista para futuras exposições. Sobre a escolha do carvão, Isabella, que é adepta do montanhismo e admiradora das rochas e fósseis declara: “A energia imantada ali naquele tecido é parte do combustível para o meu processo criativo”,


Isabella já participou de mostras coletivas ao redor do mundo. Já expôs no Japão, na Alemanha, na França, nos Estados Unidos e na Finlândia e realizou, no Centro Cultural Correios Centro RJ, no início deste ano, sua primeira exposição individual. O trabalho da artista tem referências na pintura caiada de ruínas e monumentos que sempre admirou por onde passou. Quanto à técnica, Isabella explora a sobreposição de camadas de tinta que alteram a profundidade das cores envolvidas. Nas palavras da artista:


“O ponto de partida para o meu trabalho como artista é a investigação minuciosa das cores e de suas características. O enredo das camadas de tintas empregado nos trabalhos propicia manchas, formas e acontecimentos distintos que introduzem o espectador diretamente com a minha gestualidade como pintora. Ocorre nas pinturas um viajar entre planos. É um viajar na rusticidade da vida extraindo o belo.”


A curadoria da exposição é de Edson Cardoso que percebe na obra da artista “...uma grande força criativa; seus trabalhos nos remetem a uma profunda viagem ao lúdico, à reflexão. Um trabalho - por que não dizer? - híbrido, nos conduzindo a um lirismo e a uma euforia peculiares”.


Sobre a artista

Natural de Jaú, Isabella Cesar é formada em Artes Plásticas pela Unesp de Bauru. Em seu currículo, Isabella possui mais de 50 exposições coletivas já realizadas no Brasil e no exterior. Possui obras publicadas no livro Arte Brasileira na Contemporaneidade, no Calendário d’Arte do ano 2018 e no Anuário de Arte, 3ª edição, de outubro de 2019.


Sobre a exposição

Período: de 14 de junho a 27 de julho de 2021

Curadoria: Edson Cardoso

Espaço Cultural Correios Niterói

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 - Centro, Niterói – RJ

Salas E/F – pavimento térreo

Visitação: de segunda a sexta, das 11h às 18h; aos sábados, das 13h às 17h

Entrada gratuita


Obs: o funcionamento do espaço cultural segue os protocolos de segurança recomendados em função da pandemia.


 


bottom of page