• Ao Redor - Cultura e Arte

PAREDES QUE GRITAM: EU TENHO FOME!

Entre ruelas cresci./Ao silêncio dos guetos sobrevivi./Enquanto muitos outros distantes daqui/preocupavam-se apenas com modismos a seguir,/surgia em mim, uma voz há tempos silenciada/com muitas cores que gritava:/EU TENHO FOME de arte, música, poesia!/Tudo isso em uma só sintonia.

Eu sou a mistura de cores que renasceu/em meio ao apagão das injustiças, das corrupções/no preto e branco das percepções:/EU TENHO FOME de tudo que a sociedade nunca me deu!/Eu sou a negra do cabelo Black Power.../Sou da periferia, dos que lutam contra o poder./Eu sou filha da pobreza, do racismo e discriminação/mas também sou mãe de um movimento de muita transformação:/EU TENHO FOME de libertação!

Eu pinto minha mensagem/pois nos muros encontrei coragem./Na arte, na cultura, na cor/refugiei minha dor/para assim inquietar o submisso:/EU TENHO FOME de não ser omisso!

/Eu sou um pouco de muitas vozes./Guerreiras que sempre lutaram ferozes/como Vera Baroni, Maria Felipa e Anástacia./Sou um pouco de muitos que também lutaram com audácia/Martin Luther King, Malcom X e Afrika Bambaataa:/EU TENHO FOME da história não contada!

Sou poeta, artista e grafiteira./Do rap, do hip-hop sou inteira./Aos muros lhes dou o direito de protestar/com as muitas cores que minha mão pode dar:/EU TENHO FOME do direito de protestar!

Minha arte é simplória/não busco palcos, nem glória/apenas peço: respeita minha história!/EU TENHO FOME de inquietar sua memória!

Deixa-me falar, me expressar/o trajeto do rio poder alterar,/minha identidade poder demarcar./No grafite encontro meu alento/e na reexistência meu intento./EU TENHO FOME de Contestar... Reivindicar... Reinventar.../Refugiada nas paredes a gritar!



Autoria de: Isadora Cristiana Alves da Silva


Poesia selecionada pelo sarau e concurso literário Poesia Ao Redor, promovido por este blog com o objetivo de dar visibilidade a novos autores da nossa literatura.


Sobre a autora

Pós-graduada em Ensino de Língua Portuguesa, Graduada em Letras - Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco. É escritora, poeta e sonhadora, busca através de seus escritos encantar e inquietar o mundo.

Acompanhe a autora em seu perfil do INSTAGRAM.


Inscreva-se para receber notificações de novas publicações como esta.