Cultura e Estudo: o que o Brasil ainda não aprendeu

Atualizado: 17 de set.
Por que um país tão fértil em cultura ainda tropeça quando o assunto é educação?
Cultura e estudo costumam aparecer como palavras vizinhas, embora não sejam sinônimas. A cultura nasce também fora da escola: nos costumes, na linguagem, nos gestos, na música, nas festas, nos ofícios, nas crenças e nas formas pelas quais um povo compreende e transmite sua experiência. A educação formal pertence a esse universo, mas constitui apenas uma de suas formas de organizar e transmitir conhecimento.
No Brasil, essa distinção ajuda a compreender uma contradição antiga. O país produziu uma cultura de enorme riqueza mesmo quando o acesso à escola permanecia restrito a poucos. Durante séculos, saberes populares, indígenas, africanos e comunitários circularam à margem — e muitas vezes apesar — das instituições formais de ensino. A distância entre esses dois mundos ainda ajuda a explicar algumas das nossas dificuldades em transformar educação e cultura em direitos efetivamente compartilhados.
O país que começou educando para obedecer
A história da educação institucional no Brasil colonial começa fortemente ligada à Igreja. A partir de 1549, os jesuítas organizaram colégios e atividades de ensino em que a catequese dos povos indígenas ocupava papel central. A educação não era concebida como direito universal, mas como parte do projeto religioso e colonial português. Ao mesmo tempo em que difundiam leitura, escrita e formação humanística, essas instituições também participaram de um processo de imposição cultural que procurava substituir práticas, línguas e crenças indígenas por valores cristãos e europeus.
A expulsão dos jesuítas, em 1759, desmontou uma estrutura educacional que havia dominado a colônia por dois séculos. A Coroa tentou substituí-la pelas chamadas aulas régias e por professores leigos, mas a reorganização foi lenta, irregular e insuficiente. O ensino passou progressivamente para a esfera do Estado, sem que isso significasse, naquele momento, uma rede pública ampla ou acessível.
O ensino superior brasileiro também se desenvolveu tardiamente. Em 1920, o governo federal criou a Universidade do Rio de Janeiro, reunindo a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Direito. Durante muito tempo circulou a versão de que sua criação teria ocorrido às pressas para conceder um título honorífico ao rei Alberto I da Bélgica, mas pesquisas realizadas nos arquivos da própria universidade não encontraram documentação que sustente essa história. A criação da instituição resultou de um processo anterior de organização do ensino superior federal, previsto em legislação desde 1915.
Estudo: o privilégio de poucos
Durante o Império, a educação foi concebida para manter o poder, não para distribuí-lo. As escolas de Direito, Medicina e Engenharia eram ilhas de prestígio cercadas por um oceano de analfabetismo. O ensino público, quando existia, era precário e desigual. A República herdou o mesmo vício: falar de modernização, mas negar o acesso à maioria.
O quadro educacional no início do século XX ainda era severo. Dados do Censo de 1920 mostram que cerca de dois terços da população com 15 anos ou mais era analfabeta. A expansão da escolarização avançaria nas décadas seguintes, mas sobre uma base profundamente desigual.
Cultura: o saber que resiste
Enquanto o Estado ensinava o que devia ser lembrado, o povo guardava o que não podia ser esquecido. A cultura brasileira - mestiça, musical, inventiva - nasceu da resistência. Foi nas senzalas, nos terreiros, nos quilombos e nas feiras que o Brasil aprendeu a pensar com o corpo, a rimar dor com alegria, a transformar ausência em ritmo.
A cultura não precisa de licença para existir. Ela nasce onde a vida pulsa; e onde o estudo, tantas vezes, não chega.
Se a a educação formal é o manual, o saber popular é o gesto. Uma forma, o outro sentido. E toda vez que o estudo ignora a cultura comunitária, vira doutrina; toda vez que a cultura rejeita o estudo, perde o poder de transformação. São modos entrelaçados de cultivar o humano; e nenhum sobrevive sozinho.
A escola e a ferida
Do século XX em diante, o Brasil começou a tentar corrigir o atraso. Educadores como Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Paulo Freire sonharam uma escola libertadora, onde aprender fosse também despertar. Mas o golpe de 1964 reprimiu esse sonho, e o país voltou a ensinar sem permitir pensar. As reformas educacionais promovidas durante a ditadura militar reforçaram uma orientação tecnocrática e produtivista, aproximando a educação das demandas de formação de mão de obra e do projeto de modernização econômica adotado pelo regime. A reforma universitária de 1968 e a reorganização do ensino de primeiro e segundo graus, em 1971, são marcos desse processo.
A Constituição de 1988 declarou a educação um direito de todos, mas o abismo já estava cavado. Hoje, cada corte no orçamento, cada ataque à universidade pública, repete o gesto colonial de 500 anos atrás: o de quem teme um povo que pensa.
O que o Brasil ainda não aprendeu
No Brasil, sempre houve dois tipos de alfabetização: a do livro, que forma profissionais; e a da vida, que forma consciências. A primeira cria doutores que não conhecem o próprio país; a segunda, artistas, trabalhadores, mestres de ofício que traduzem o Brasil para o mundo. Quando ambas se encontram, nasce o que deveríamos chamar de educação verdadeira: aquela que cultiva o saber e a sensibilidade ao mesmo tempo. O dia em que o país entender que o tambor e o diploma são instrumentos do mesmo aprendizado — nesse dia, talvez, a palavra “civilização” ganhe sentido por aqui.
O que o estudo e a cultura nos ensina
O estudo nos ensina a nomear o mundo, nos fornece ferramentas para transformá-lo e é parte da cultura de um povo. Nenhuma revolução será completa enquanto o saber continuar sendo privilégio; e não herança. Para que isso aconteça, é necessário compreender a educação como um direito estrutural e não como um recurso acessório. A democratização do conhecimento — em todas as suas formas — é o que permite a formação de sujeitos críticos, capazes de participar plenamente da vida social.
Acompanhe nossos podcasts no Spotify.
Inscreva-se em nosso blog para receber outras publicações sobre arte e cultura.
Conheça nosso livro
Lançado em 2024, o livro "Arte em debate: reflexões contemporâneas", da autora Luiza Pessôa, artista, graduada em História e pós-graduada em História da Arte, reúne artigos revisados e ampliados do blog Ao Redor Cultura e Arte que abordam temas relacionados à arte, além de textos inéditos da autora.




Mobil cinsel chat sohbet odaları android uyumlu dokunmatik ekran akıllı cep telefonları, tablet, ipad, iphone gibi Mobil cihazlarla tek bir tıkla Mobil Sohbet’e katılabilırsıniz.
Gabile sohbet ve cinsel sohbet yapmanızı kolay ve güvenli hale getiren cinsel chat ve gabile chat sorunsuz ve kesintisiz yeni kişilerle tanışma imkan sağlar.
Gabile Sohbet Benzer İlgi Alanlarına Sahip Rastgele insanlarla Sohbet Edin.
Cinsel Sohbet Sizinle Aynı İlgi Alanlarını Paylaşan Kişileri Bulun.