top of page
  • Foto do escritorAo Redor - Cultura e Arte

Companhia Corpoiesis estreia o videodança “QUARTO CATEDRAL” em março.

Companhia de Artistas independentes exibirá montagem inédita que une dança, teatro e literatura com estreia em março no YouTube.

A Companhia Corpoiesis estreia sua adaptação da montagem do espetáculo intitulado “Quarto Catedral” para a versão em vídeo no dia 28 de março em seu canal do YouTube. A primeira versão do espetáculo da companhia foi apresentada em 2017 no Teatro Afonso Arinos, em Petrópolis, RJ.


No momento atual, marcado pela pandemia, a Corpoiesis, assim como diversas companhias de teatro e de dança, está afastada dos palcos e explorando a linguagem do audiovisual como alternativa para continuar produzindo.


O videodança intitulado “Quarto Catedral” é livremente inspirado na obra literária de Raduan Nassar, “Lavoura Arcaica”. O trabalho, de linguagem mista e contemporânea, explora o entrelaçamento das linguagens da dança, do teatro e da literatura. Assim, a proposta pretende extrair a poesia que emana do corpo na busca de um resultado estético que abarque a poesia presente na obra de Raduan Nassar.


O processo de criação do espetáculo partiu da apreciação e estudo da obra Lavoura Arcaica. Lavoura Arcaica é um romance psicológico de tom novelesco e de um lirismo único que traz à tona os embates entre o profano e o sagrado, a tradição e a ruptura, o individual e o coletivo. A riqueza psicológica dos personagens e a universalidade das questões presentes na obra de Raduan Nassar inspirou esse trabalho. Este é o ponto de partida para a criação do videodança que busca trazer para o público a poesia já oferecida pela obra literária, não pretendendo ser uma versão de “Lavoura Arcaica”, mas uma livre inspiração a partir dos “perceptos” e “afectos” nascidos desta obra. Desse modo, a Cia Corpoiesis visa atingir o público de forma integral, sem imposições de ideias já predeterminadas relacionadas ao enredo original.


“O processo criativo partiu da experimentação direcionada através de práticas de improvisação, jogos corporais, laboratórios de arte e técnicas que pudessem produzir corpos sensíveis e capazes de emanar verdade através do movimento”, conta Luiza Pessôa, diretora da companhia.


O trabalho foi viabilizado pela Lei Aldir Blanc, através da Prefeitura de Petrópolis, cidade onde está sediada a companhia desde sua criação em 2017.

A Companhia Corpoiesis é, atualmente, formada por seis artistas independentes, entre bailarinos e atores. A adaptação de “Quarto Catedral” para a versão em vídeo conta ainda com dois jovens atores petropolitanos convidados, Jonas Raibolt e Ulisses Schiffler, selecionados em audição da companhia para compor o elenco deste trabalho. O grupo visa unir dança, teatro, literatura e música em suas apresentações, tendo o corpo como o suporte expressivo.


Foto da primeira montagem de Quarto Catedral em 2017 no Teatro Afonso Arinos. Foto de Sophia Ázara.

Fcha técnica:


Elenco: Geisa Montes, Marcos Retondar, Roberta Bertelli, Thais Melegario, Paloma Clinquart, Jonas Raibolt e Ulisses Schiffler

Projeto de luz: Marcos Retondar

Assistente de direção e ensaios: Paloma Clinquart

Edição: Paloma Clinquart e Luiza Pessôa

Coreografias: criação coletiva Corpoiesis

Concepção, Roteiro e direção geral: Luiza Pessôa

Produção e realização: Cia Corpoiesis


Serviço:

“Quarto Catedral” em videodança

Estreia: 28 de março

Horário: 19h

Local: canal do YouTube da Cia Corpoiesis

Contato: ciacorpoiesis@hotmail.com


Siga a Corpoiesis no Instagram @corpoiesis


 

Conheça a galeria de cursos do Ao Redor




bottom of page