top of page
  • Foto do escritorAo Redor - Cultura e Arte

Carlo Gesualdo: a vida e a obra de um compositor incomum

Atualizado: 11 de mai. de 2023

Carlo Gesualdo é um dos compositores mais controversos da história da música ocidental. Nascido em uma família nobre na Itália renascentista, Gesualdo dedicou sua vida à música, criando obras que desafiaram as convenções da época e influenciaram gerações posteriores. Seu legado é uma prova do poder da arte para transcender os limites de uma época.


Gesualdo é conhecido principalmente por seus seis livros de madrigais, que são considerados exemplos notáveis do gênero. Mas sua música vai além dos madrigais. Suas obras tardias, em particular, são experimentais e desafiam as convenções musicais da época. Mas o que torna a música de Gesualdo tão emocionante é seu uso altamente cromático de harmonias e dissonâncias. Suas composições são repletas de tensão e drama, evocando paixão e intensidade emocional.


Mas a vida de Gesualdo não foi apenas de sucesso e fama. Sua história é marcada por tragédia e escândalo. A vida de Gesualdo foi tão dramática quanto sua música. Ele era um homem profundamente infeliz em seu casamento com Donna Maria d'Avalos e sofria de problemas mentais e emocionais. Quando descobriu que sua esposa estava tendo um caso com um jovem nobre, ele enlouqueceu e os matou em um acesso de ciúme. Essa tragédia marcou Gesualdo para o resto de sua vida. Suas composições são, também, uma expressão de dor e sofrimento.


Gesualdo é frequentemente citado como um exemplo de artista que antecipou a modernidade em sua busca pela originalidade e por uma expressão individual. Mas essa busca pela inovação também o tornou um alvo de controvérsia. Muitos críticos o acusaram de ser excessivamente experimental e inacessível. Alguns até mesmo sugeriram que sua música era "louca" ou "doentia".


No entanto, apesar da polêmica em torno de sua música, Gesualdo continuou a criar obras influentes. Sua música não apenas desafiou as convenções musicais de sua época, mas também ajudou a moldar a música ocidental nas gerações seguintes.


Carlo Gesualdo: influências e inovações

A influência de Gesualdo pode ser vista em vários movimentos e estilos posteriores à sua produção, incluindo o serialismo, o minimalismo e o pós-minimalismo. Sua sonoridade influenciou uma gerações de compositores, incluindo Bach, Stravinsky e Schoenberg.


Alguns exemplos específicos da influência de Gesualdo na música experimental incluem a utilização de dissonâncias extremas em peças serialistas de Schoenberg e Webern, a exploração de complexas texturas harmônicas em obras minimalistas de Reich e Glass, e a adoção do cromatismo nas peças de Ligeti e Berio.


Alguns autores que discutem como a técnica harmônica de Gesualdo influenciou compositores do século XX incluem: Ivan Moody, em seu livro "Carlo Gesualdo: Music, Murder, and Madness" (2013); Edward Lockspeiser, em "Music and Painting in the Work of Gesualdo" (1950); Robert Cogan e Pozzi Escot, em "Sonic Design: The Nature of Sound and Music" (1976); Oliver Neighbour, em "Gesualdo, Don Carlo, principe di Venosa" (2001).


A música de Carlo Gesualdo é uma fonte de inspiração inesgotável para compositores experimentais de todas as épocas. Seu estilo único e desafiador continua a intrigar e inspirar músicos e ouvintes em todo o mundo.


Conheça a música de Carlo Gesualdo:


Carlo Gesualdo, Caligaverunt oculi mei (Tenebrae Responsoria)


Letra:

Caligaverunt oculi mei a fletu meo:

quia elongatus est a me, qui consolabatur me:

Videte, omnes populi,

si est dolor similis sicut dolor meus.

O vos omnes, qui transitis per viam, attendite, et videte

si est dolor similis sicut dolor meus.


Tradução:

Meus olhos estão escurecidos pela minha tristeza:

pois aquele que me confortava se afastou de mim:

Veja, todos os povos,

se há dor semelhante à minha dor.

Ó vós todos que passais pelo caminho, olhai e vede

se há dor semelhante à minha dor.

bottom of page