top of page

Anima


Anima

(Catarina Santos)


Sinto o coração acelerar,

As mãos frias e o mesmo tremor.

Preservei de igual modo

O desejo por ti,

Manifestações do nosso amor que

Seguirão para sempre comigo.

Na memória trago guardada

A sonoridade da tua voz,

O volume do teu corpo...

Com essa memória pude traçar

Cada contorno, cada detalhe...

E ao pensar em ti meu corpo pulsa

Como se a imagem superasse a presença,

Sábio ardil da sobrevivência.

Quando esperar é o que resta,

As imagens fragmentadas da lembrança

Se transformam em alimento da alma.




Catarina Santos é filósofa, socióloga e poetisa, com uma trajetória que une rigor acadêmico e sensibilidade artística. Formada em Sociologia pela PUC-Rio e em Filosofia pela UFRJ, é mestre e doutora em Filosofia pela mesma instituição, onde pesquisou temas como justiça internacional, ética e direitos humanos. Autora da tese Justiça Distributiva Internacional e Erradicação da Pobreza Extrema (2014), atua como revisora, consultora editorial e colaboradora de revistas como ITACA e Voluntas.  


Na literatura, sua voz ecoa em versos e antologias. Membro da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro e da Academia de Letras e Artes de Goiás, publicou Bolero (2016), livro de poemas, e Sarau Brazuca (2024), além de integrar coletâneas da Editora Guemanisse, Portal do Poeta Brasileiro e Recanto das Letras.  


Atualmente, preside a União Brasileira de Trovadores (UBT) em Petrópolis e no Rio de Janeiro, e medeia o Sarau Encontros Poéticos na Casa Cláudio de Souza, espaços onde a poesia ganha corpo e diálogo. Para Catarina, filosofia e arte são caminhos entrelaçados para pensar (e sentir) o mundo. 



Inscreva-se em nosso blog para receber outras publicações sobre arte e cultura


Conheça nosso livro

Lançado em 2024, o livro "Arte em debate: reflexões contemporâneas", da autora Luiza Pessôa, artista, graduada em história e pós-graduada em História da Arte, reúne artigos revisados e ampliados do blog Ao Redor Cultura e Arte que abordam temas relacionados à arte, além de textos inéditos da autora.

Comments


bottom of page