top of page
  • Foto do escritorAo Redor - Cultura e Arte

Prática artística: um caminho para a autoexpressão

Atualizado: 12 de mai. de 2023

"Todo ser humano é um artista, um criador, se permitido e encorajado a expressar-se livremente." - John Lennon

mãos de um adulto fazendo cerâmica
Imagem de Lubos Houska por Pixabay

Antes de John, outro artista já havia nos deixado uma frase parecida:

“Toda criança é artista, o problema é como manter-se artista ao crescer."

Ambas as frases nos lembram que quando somos crianças, somos naturalmente curiosos, imaginativos e criativos e, frequentemente, expressamos essa criatividade através da arte. No entanto, nosso modelo de sociedade pode ser bastante opressor da criatividade. Vivemos em um mundo que prioriza a produtividade e, ao crescermos, somos pressionados a focar em um fazer muito mais prático do que criativo e, por vezes, abandonamos a expressão artística que nos é natural.

As afirmações de John Lennon e Pablo Picasso chamam a atenção para a importância de se encorajar a criatividade e a expressão pessoal de todos. Manter uma conexão com a nossa criatividade e expressão artística pode nos ajudar a explorar nossas emoções, a comunicar nossas ideias e a encontrar um senso de propósito em nossas vidas, como apontam os autores Alain de Botton e John Armstrong em seu livro "Arte como terapia". No livro, os autores abordam a relação entre a arte e a vida cotidiana, defendendo que diferentes formas de arte, incluindo pintura, literatura e música, podem ser usadas como um meio de reflexão e autoconhecimento.


Ainda que não se pretenda ter a arte como profissão, integrar as galerias ou apresentar-se em um palco, ao permitir uma expressão mais livre, mais sensorial e mais experimental, o fazer artístico pode melhorar nossa comunicação, nossa relação com o outro e nosso pensamento crítico, além de contribuir para uma experimentação única e pessoal do mundo ao nosso redor.

A arte tem sido objeto de estudo e pesquisa em várias áreas e diversos autores recentes têm apontado os benefícios que a prática artística pode trazer para a saúde mental e física das pessoas.

Um estudo publicado em 2017 no periódico científico "Frontiers in Psychology" mostrou que a prática de atividades artísticas, como a pintura, a música e a dança, pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. Segundo os autores, a arte pode funcionar como uma forma de expressão emocional, ajudando as pessoas a lidar com suas emoções e a processar experiências difíceis.

Outro estudo publicado em 2020 no periódico "Journal of Applied Arts & Health" apontou que a prática artística pode melhorar a qualidade de vida de pessoas que vivem com doenças crônicas. Segundo os autores, o fazer artístico pode ajudar a reduzir a dor, a fadiga e outros sintomas associados a doenças, além de proporcionar uma sensação de controle e autonomia.


Quando Picasso afirma que "toda criança é artista", está reconhecendo a criatividade como uma habilidade da natureza humana. Mary Alice White é uma psicóloga infantil que estuda a criatividade na infância há muitos anos. Em seu livro "Criatividade Infantil: A Expansão da Imaginação", ela argumenta que a criatividade é sim uma habilidade natural e fundamental e que pode ser estimulada desde cedo.


Segundo a autora, a criatividade permite que as crianças explorem o mundo ao seu redor, desenvolvam habilidades cognitivas e emocionais, resolvam problemas e se comuniquem de maneira mais eficaz.


A criatividade é a habilidade que nos permite transformar situações, objetos, realidades. Mas à medida que nos tornamos adultos, somos, frequentemente, ensinados a nos conformar e nos acomodar. Consequentemente, passamos a exercitar menos a nossa criatividade. Atos criativos, imaginativos, lúdicos ou experimentais, passam a ser vistos como atividades secundárias e acabam "engolidos" pelas obrigações práticas do cotidiano.


No entanto, a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida e mantida ao longo da vida. Existem muitas maneiras de estimular a criatividade e o envolvimento com a prática artística é uma delas. O fazer criativo permite que as pessoas experimentem novas ideias, testem novas técnicas e abordagens e explorem novas perspectivas. Isso pode ajudar a expandir a mente e a desenvolver habilidades criativas que podem ser aplicadas em outras áreas da vida.


Além disso, ao fazer arte, geralmente nos concentramos no momento presente e liberamos nossas mentes da pressão e do estresse, permitindo que a criatividade flua livremente.


Acompanhe nossos podcasts no Spotify.

Inscreva-se em nosso blog para receber outras publicações sobre arte e cultura.

bottom of page