top of page
  • Foto do escritorAo Redor - Cultura e Arte

A música popular brasileira ganha EP de excelência artística.

Com um requinte linguístico e uma sonoridade envolvente, o álbum “Por Inteiro”, do cantor e compositor Oak, chega à cena musical como um valioso representante da música brasileira.

“Por Inteiro” é o primeiro EP do artista carioca Oak. Com músicas de autoria própria e em parceria com o compositor Mauro Salles, o álbum traz composições que vêm sendo construídas e gravadas em estúdio ao longo de algum tempo, agora reunidas de forma harmoniosa em formato de álbum digital. Segundo o artista, ao selecionar as músicas que fazem parte de um conjunto bem mais amplo de composições, ele buscou “pinçar aquelas que pudessem traduzir certa ‘cara’ ou unidade ao Álbum”. Busca acertada: “Por Inteiro” revela sua identidade e apresenta um colorido rico que permeia sonoridades brasileiras que denunciam as tendências musicais do artista.


As letras são marcadas por jogos linguísticos numa sofisticação literária recheada de aliterações, sinestesias, metonímias sem, no entanto, se deixarem desviar do caminho direto aos corações dos ouvintes, traduzindo sentimentos, experiências e percepções da mais singela humanidade.


Na maior parte das músicas que integram o EP, o cantor é o autor das letras, e Mauro Salles, seu parceiro musical. Sobre essa parceria, Oak afirma que: “via de regra

nossas parcerias têm esta configuração. Mas temos algumas em que os papéis se invertem. A sensação quando ele mostra a letra que eu lhe propus, musicada, é mágica”. As músicas com arranjos concebidos por Oak foram instrumentalizadas, arranjadas e gravadas pelo Maestro Rodrigo d’Ávila.


Oak nos contou que em seu processo criativo, normalmente, dedica-se em primeiro lugar à letra, para depois se debruçar sobre a composição musical, quando é o caso, deixando nascer a melodia junto com a harmonia básica , para, então, fazer eventuais modificações nesta última, que possam tornar mais interessante a obra final. Processo esse, impulsionado, nas palavras do próprio artista, “por uma vasta represa, suponho, que trago em mim, preenchida por emoções, vivenciadas ou não, através das dinâmicas nos comportamentos humanos em geral, aliadas ao meu senso de observação e pelo estado de silêncio interior que aprendi a cultivar”. E assim o faz, tanto para musicar suas próprias letras, quanto letras de outros parceiros, entre eles Mauro Salles e Mônica F. do Carmo.


O álbum traz nove canções, cinco em parceria com Mauro Salles e outras quatro com letra e música assinadas por Oak. O álbum “Por Inteiro”, lançado em julho de 2020, pode ser desfrutado nas principais plataformas de música digital do mercado.


 

Aprecie a poesia do trabalho do artista na letra da música Amar, amar, amar...

Clique para ouvir em:


Site oficial do artista: www.oakoficial.com.br



Inscreva-se para receber notificações de novas publicações como essa!

bottom of page