top of page
  • Foto do escritorAo Redor - Cultura e Arte

Cultura e Arte

Em uma relação dialética, a produção artística de um determinado local/grupo transforma e é transformada pela cultura ali presente, incorporando-se aos elementos culturais daquele grupo e dando visibilidade a eles.

O sentido de cultura é amplo, mas vamos dar uma pincelada aqui para refletirmos sobre essa palavra que motivou a criação deste blog.


Do latim cultura/ae, a palavra cultura significa “ação de tratar”, “cultivar”. Originada de outro termo latino, colere, que significa “cultivar as plantas” ou “ato de plantar e desenvolver atividades agrícolas”, com o decorrer do tempo, criou-se uma analogia entre o plantio e o desenvolvimento das capacidades intelectuais e educacionais das pessoas. A palavra cultura, então, começou a ser associada a “cultivar a mente e os conhecimentos”. O conceito é amplo e pode indicar tudo o que corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou de um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas, etc.) e que cultiva um padrão estético e comportamental comum àquele determinado local ou grupo.


A cultura pode ser erudita (normalmente ligada à palavra alemã Kultur), popular ou de massa. Todos esses saberes fazem parte da "produção simbólica de uma sociedade" e constituem a cultura, como define Marilena Chauí. De qualquer forma, a semente plantada, se for saudável e forte, germinará e dará frutos. Quando alguém entra em contato com a cultura de um povo, que antes desconhecia, sente-se tocado, revolvido por dentro e transformado por aquela experiência. Quem viajou a uma outra região do país ou a um país estrangeiro e não se sentiu tocado pela cultura do local? Como não compará-la com a cultura de seu local de origem? Pode ser ouvindo sua música, vendo sua arquitetura, experimentando sua comida ou simplesmente conversando com alguém do local, a cultura daquele povo ficará plantada na memória do viajante que, ao retornar a local de origem, estará mais rico.


Ficaremos agora com a associação do termo feita aos conteúdos artísticos, uma vez que o Ao Redor trabalha com esse tipo de cultivo. O artista, através de sua arte, tem o poder de mostrar ou modificar pensamentos e hábitos. Tem o poder de influenciar uma sociedade inteira. Em uma relação dialética, a produção artística de um determinado local/grupo transforma e é transformada pela cultura ali presente, incorporando-se aos elementos culturais daquele grupo e dando visibilidade a eles.


É também natural da arte a potencialidade de atravessar fronteiras e culturas criando elos que formam grandes correntes que ultrapassam as camadas superficiais da sociedade e entrelaçam culturas. Imaginemos que as intenções de um artista no momento de criação de uma obra de arte são condicionadas pelos comportamentos sociais, padrões estéticos e ambiente em que viveu. Sua obra irá transpor o tempo e o espaço de sua criação e atingirá observadores que entrarão em contato com os registros culturais deixados pelo artista, mas que por sua vez a interpretarão a partir de suas experiências culturais e pessoais.


É através da cultura que se entende um povo, mas é através da arte que podemos ouvi-lo.




bottom of page