O menino desceu do ônibus da escola particular animadamente, pulando do primeiro degrau. O sol da manhã tocou em seu rosto cor de chocolate e ele o ergueu, contente. Aquele era um dia muito esperado.
Um mês antes a professora anunciara a surpresa: a turma visitaria o Museu Imperial em Petrópolis. A partir daquele dia, o menino e os seus colegas falavam apenas daquele passeio. A conta de diminuir, o mapa do Brasil e os animais silvestres perderam em muito para os planos para o passeio.
A professora fizera uma apresentação sobre o museu; mostrara fotografias da Sala da Coroa, dos instrumentos musicais, das joias, do berço dourado... Mostrara objetos e quadros que veriam durante a visita.
Durante todo aquele mês, o menino se imaginara percorrendo os corredores com as famosas pantufas. Descobriria como viviam Suas Majestades Imperiais. Quem disse que não havia rei no Brasil?
Quando o dia do passeio chegou, ele já sabia muito sobre o Museu Imperial.
Ao descer do ônibus o menino sentiu-se cercar pela aura de majestade do lugar. Atrás do muro que cercava a propriedade um arvoredo imponente recebia os visitantes. A professora guiou os alunos pelo jardim, mostrando as muitas espécies de árvores, o desenho elegante dos canteiros, as estátuas de mármore... A grandiosidade do museu se mostrou pra o menino e ele dava pequenos saltos, tamanha era a sua excitação.
Então, subiram uma rampa e ele se viu diante do Palácio Imperial. Suspirou ao verificar o tamanho da casa e a beleza de sua construção.
A professora, tão empolgada quanto os alunos, tratou de arrumá-los em fila. Deveriam entrar ordeiramente, sem pressa, falando baixinho.
O menino aceitou os comandos de boa vontade. Logo, logo ele entraria no Museu Imperial!
Na entrada, recebeu a tão falada pantufa. Como todas as outras crianças, deslizou pelo chão de mármore italiano, ignorando seu valor.
A professora, seguida pelos alunos em fila, começou o passeio contando a história de cada peça exibida.
O menino acompanhou atentamente as explicações da professora. Imaginou-se vivendo naquele palácio, andando pelos longos corredores, usando as luxuosas louças de cristal e prata, sentando nos sofás forrados de tecidos finos, ouvindo a música que saía dos fantásticos instrumentos...
E quando chegaram na Sala da Coroa, seu coração deu um salto. Quanto ouro, quantas pedras preciosas! E o traje do Imperador? Impressionou-se junto com os coleguinhas, era tudo tão bonito e luxuoso!
O restante da visita foi um verdadeiro deslumbre. Em cada sala, cada corredor, a história do seu país se mostrava reluzente, bela. Era o primeiro da fila, ansioso por ver mais da história contada por todos aqueles objetos.
A professora parou no meio do corredor e avisou que entrariam numa sala muito especial. Era sobre a Princesa Isabel e sobre a Lei Áurea. O que era a Lei Áurea mesmo? Ah, sim, era sobre a libertação dos escravizados que existiram no Brasil.
Entrou na sala com o mesmo interesse que mostrara durante toda a visita. Era uma sala grande; um quadro imenso mostrava a Princesa Isabel assinando a Lei Áurea.
Um colega o cutucou. Ele já vira os instrumentos de tortura dos escravizados? Não?
O menino seguiu o colega e foi até a vitrine que tomava toda uma parede. Viu as peças de ferro que, um dia, foram usados para castigar os escravizados e franziu os lábios, perguntando-se como a escravidão pudera existir. Um chicote de couro esticava-se sobre um tronco; aquela peça fora utilizada para disciplinar, ferir os pobres escravizados.
Continuou a ver as peças, sentindo compaixão pelos escravizados. O colega o chamou para ver fotografias dos coitados que sofreram tantas humilhações e maus-tratos.
Parou diante das imagens. Olhou a primeira fotografia. E outra. E mais uma. Devia haver algo errado ali. Admirou as outras fotografias. Sim, devia estar muito errado mesmo.
Tocou a vitrine com a mãozinha aberta e comparou com a mão de uma criança escrava que o olhava do passado. A pele era tão escura como a sua. Voltou para as primeiras fotografias. Aquela mulher cansada tinha a mesma cor da pele de sua mãe. O homem de rosto marcado poderia ser seu avô. Mas o avô não tinha um olhar tão triste.
Virou-se e olhou ao redor, procurando outras imagens sobre os escravizados. A pintura grande na parede não mostrava ninguém daquela cor. Outra pintura mostrava uma fila de homens, amarrados um ao outro, as cabeças quase tombadas sobre o peito e encolhidos debaixo de um chicote tão longo quanto aquele da vitrine.
Observou os coleguinhas que olhavam também horrorizados para os instrumentos de terror. Nenhum deles tinha a cor dos escravizados...
O que a professora dissera mesmo? Ah, sim, os escravizados viviam fora da casa, na senzala. E sobre a requintada sala de jantar? A refeição era trazida em caixas de zinco pelos escravizados. E de quem eram todos aqueles rostos que vira pintados em belos quadros? Eram reis, rainhas, príncipes e princesas.
Mas ele vira um quadro diferente. Havia uma pessoa negra, mas... mas... ela carregava uma criança branca.
O menino sentiu um gosto amargo na boca. Ele não seria um príncipe naquela casa. Jamais deitaria no berço dourado. O copo lindamente lapidado em cristal passaria por suas mãos apenas para servir.
Não sabia há quanto tempo fixava o olhar nas fotografias, mas quando a professora o chamou virou o rosto apressadamente, como se estivesse fazendo algo de errado.
Ele percebeu que ela sorria para ele, ainda que seus olhos estivessem sobre os instrumentos de tortura. Afável, a professora o levou até a fila de alunos.
Continuaram a visita, porém ele não vivenciava mais o mesmo encantamento. Havia outras salas, contudo em nenhuma outra surgiram figuras escravizadas como as que vira.
Mais um pouco de tempo e a turma saiu em fileira pela porta do museu. Saltaram como cabritinhos, finalmente livres do passo miúdo e das vozes sussurradas.
O menino estava pensativo. Seus olhos cobriram o espaço ao seu redor. Aquela não podia ser a mesma fachada do prédio, a rampa de pedras irregulares parecia outra e o desenho dos canteiros perdera a sua elegância. Toda a majestade daquele lugar deixara de ser fascinante para ele.
Passou a mão pelo braço e experimentou a sensação de que deixara um pouco de si mesmo naquele museu.
De alguma forma, o mundo havia mudado.
Ergueu o queixo e desceu a rampa, sentindo que a história o acompanhava, passo a passo.
Ele havia mudado.
Autoria de Márcia Leite
Sobre a autora
Márcia Leite
Carioca com alma petropolitana, estou inserida na Educação da cidade desde 2001. Participei de diversos concursos literários da cidade e do Brasil e possuo contos e um livro publicado, O Tempo e a Verdade. Como professora da Rede Municipal, tive o privilégio de lecionar desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos.
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