• Ao Redor - Cultura e Arte

Arte Contemporânea Feminina

Exposição "Arte Contemporânea Feminina" reúne cinco artistas mulheres no Centro Cultural Correios Rio a partir desta quarta-feira.

Com apoio do Centro Cultural Correios Rio, o projeto “ARTE CONTEMPORÂNEA FEMININA” assinado pela TARTAGLIA ARTE, reúne cinco mostras individuais simultâneas, de cinco artistas mulheres, em cinco salas do Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, a partir do dia 05/05 de 2021.


Segundo sinopse apresentada pela assessoria de imprensa do projeto, “a exposição apresenta olhares múltiplos sobre o fazer artístico e destaca o papel da mulher artista em suas diferentes poéticas”.


As artistas que integram a mostra são Beatriz Basso, Ilca Barcellos, Mary Dutra, Flavia Fernandes e Isabella Pedreschi e a curadoria é de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez da Tartaglia Arte.


Conheça as exposições que dividirão os espaços do Centro Cultural Correios (CCC-RJ) entre os dias cinco de maio e 20 de junho de 2021, compondo esse projeto que ressalta a crescente produção artística feminina na contemporaneidade.


BEATRIZ BASSO - "Cor, Gesto, Emoção ... a Trajetória"

(Sala C - 2° andar)


Sinopse

As obras de Beatriz Basso, artista abstrata, são caracterizadas por gestos, cores e texturas, em diversas técnicas pictóricas, através das quais explora e transmite a emoção colocada dentro de cada pincelada. Sua arte mostra, na força e na leveza da mulher, uma força da natureza, surpreendendo as sensações do novo, do desconhecido e do imaginário. Suas séries de pinturas trazem sempre uma reflexão em defesa do meio ambiente, herança das praias sem fim, matas densas e imensas, águas transparentes e cachoeiras poderosas, vivenciadas na infância de forma cativante com uma identidade visual cheia de cores que se conectam aos aspectos da vida contemporânea através de contrastes e conceitos que nutrem seu trabalho.

Site: www.beatrizbasso.it


ILCA BARCELLOS - "Squatters"

(Sala Filatélica - Térreo)


Sinopse

O termo "Squatt" significa, em inglês, o ato de ocupação de espaços sem uso por pessoas que não tem moradia ou por pessoas que os utilizam em suas manifestações artísticas. A artista Ilca Barcellos faz exatamente isso: apropria-se do espaço da Sala Filatélica com sua instalação "SQUATTERS". Trata-se de um conjunto de seres fictícios - esculturas em cerâmica e espuma expansiva - mimetizados e camuflados entre elementos da flora natural. Exposta previamente na Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba de 2019, nesta instalação seres naturais e ficcionais se aproximam pela forma, pelas cores e/ou pela textura. A poética da vida e do mutável ocupa o espaço museológico, previsível e fixo. Além dessa instalação, a mostra apresenta também colagens digitais (nomeadas crossing-over).

Site: www.ilcabarcellos.com


MARY DUTRA - "Se foi, tempo"

(Sala Bistrô - Térreo)

A apresentação dessa mostra é do historiador e crítico de arte Ricardo Muniz de Ruiz.


Sinopse

A exposição "Se foi, tempo", de Mary Dutra, traz intensos questionamentos sobre o tempo. Dividida em três momentos - observação do tempo, passagem e existência - a base da exposição é uma trama de textos escritos em máquina de escrever com seu aspecto físico lento e sonoro alto, que permite um tempo sólido do pensar. Textos que mergulham no subconsciente disperso e confuso de perguntas sem resposta, que trazem à tona a forma única com que cada pessoa lida com seu tempo. As pinturas, instalações, objetos, palavras, sons e vídeos são a expressão visual desse tempo.

Site: www.abstratoazul.com.br


FLÁVIA FERNANDES - "Táctil"

(Sala B - 2° andar)


Sinopse

A exposição "Táctil" traz uma instalação com objetos inflados, colunas transparentes e coloridas que convidam ao toque pela maciez do material; duas pinturas-objeto em fibra de vidro e resina, com cores e formas que lembram a natureza; e algumas pinturas de acrílico sobre tela que, apesar de abstratas, foram baseadas na mata nativa próxima ao atelier, com seus galhos e folhas que se entrelaçam criando formas e cores. O espectador sente-se convidado a passear neste jardim de cores e texturas criado e cultivado pela artista.

Site: www.flaviafernandes.com


ISABELLA PEDRESCHI - "Reverbério"

(Sala Galeria de Arte - Térreo)

A apresentação dessa mostra é do historiador e crítico de arte Ricardo Muniz de Ruiz.


Sinopse

Reverbério. Aquilo que reverbera. O que nos atinge como sequela. O olhar para o espelho que se apropria da imagem e a joga de volta. No ano em que o isolamento é obrigatório, olhar para dentro é uma opção viável. Carros parados, lojas fechadas, portas trancadas e ruas desertas. A figura feminina se despe do uniforme e retoma o eu primitivo. Para onde vão os pensamentos quando não se tem horário a cumprir?

A mostra de Isabella Pedreschi retrata a mulher e o peso do novo cotidiano, consequência do cenário pandêmico caótico, com detalhes que provocam reflexão e um mundo de significados.

Site: www.bellapedreschi.com


A Tartaglia Arte, realizadora do projeto, foi criada em 1950 pelo artista Piero Tartaglia. Hoje, conduzida por Riccardo Tartaglia, trabalha intensamente na propagação da arte, através de exposições e eventos internacionais.


Acompanhe o trabalho das artistas e dos curadores envolvidos na exposição.


Instagram curadores: @tartagliaarte @riccardotartaglia @reginanobrez


Instagram artistas participantes:

@bbellaarte (Bella Pedreschi)

@art_marydutra (Mary Dutra)

@ilcabarcellos (Ilca Barcellos)

@beatrizbasso.decora (Beatriz Basso)

@flaviafernandes.art (Flávia Fernandes)


Informações


OBS: O Centro Cultural Correios e as artistas seguem as regras de não aglomeração com número reduzido de visitantes. É obrigatório o uso de máscaras e álcool em gel.


Abertura: 05 de maio de 2021, às 19h.

Período: de 06 de maio a 20 de junho de 2021

Local: Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro - Rua Visconde de Itaborai, 20 centro RJ.

Dias e horário: terça a sábado, das 12h às 19h.

Entrada franca

Censura livre

Concebido e organizado por Tartaglia Arte www.tartagliaarte.org

Assessoria de imprensa: Paula Ramagem

Apoio: Centro Cultural Correios - RJ, Circulo Italo Brasileiro - SC, Consolato Onorario Italiano - Florianópolis/SC, Ministério das Comunicações - Governo Federal

Se este assunto te interessa, talvez você queira conhecer o programa de formação em História da Arte que oferece um conhecimento aprofundado sobre a História da arte da pré-história à arte contemporânea.

Aproveite a oferta por tempo limitado.

SAIBA MAIS